outubro 13, 2013

O que faz um protagonista ser odiável?

Beauty in Everything - Photography

Talvez eu seja a única fora do contexto aqui, talvez todos vocês amem protagonistas e eu seja a única louca o suficiente para abominar personagens principais. O fato é, na minha humilde opinião, personagens principais são simplesmente odiáveis. Principalmente em sagas e séries.

O que faz de um protagonista tão odiável assim?

Usaremos um exemplo clássico: Existe algum motivo para o Harry Potter ser tão entediante? Certo, ele não é completamente inútil, mas totalmente irritante. Não estou falando mal da saga, interpretem-me, estou falando do personagem. Ele é um nobre demais, certinho demais. É verdade que essas são as características da Grifinória, mas o Harry é tão assim que chega a ser chato. Ele está sempre tentando fazer as coisas certas e pensa cinco mil vezes antes de agir. Na minha opinião, personagens diplomáticos são insuportáveis.

Outro tipo de personagem principal que me irrita são as Mary Sues. A primeira Mary Sue que me veio à cabeça foi a Annabeth, de Percy Jackson. Linda, inteligente, forte, guerreira, educada, diplomática, orgulhosa, boa namorada. A personagem perfeita, não é mesmo? Mas pensem comigo, a perfeição não é irritante? Quero dizer, qual e a graça de um personagem se ele não faz nada de errado? Qual é a graça de um personagem se ele não erra, se ele não tem um defeito? É exatamente este o meu ponto.

O protagonista está sempre tentando salvar o mundo, pensa dez vezes antes de dar um passo e sempre pensa em soluções diplomáticas mesmo que a situação, os leitores e todos os personagens coadjuvantes peçam uma Terceira Guerra Mundial. Digo, uma saga é boa quando tem um bom enredo, mas este não seria muito melhor se o protagonista fosse um pouco mais... imperfeito?

6 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nos protagonista desse jeito, hahaha, não cheguei a ler Harry Potter, nem Percy Jackson ainda, mas sobre outros livros que eu já li, nunca odiei nenhum protagonista, pelo menos por enquanto hahaha.
    bjs.
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso falar muito dos personagens certinhos, eu meio que me apaixono por eles e fico cega para os defeitos. Tenho esse problema quando as estórias são narradas pela "mocinhas", aqueles que ficam com um cara pra depois ficar com outro e ninguém FALA NADA, tipo se você ama o sujeito X porque está se agarrando com o sujeito Z? A que eu mais odeio (mesmo amando os livros) é a Juliette e Estilhaça-me, tipo além de ficar de safadeza fica a maioria dos livros dizendo "com eu sou uma coitadinha, ninguém me ama..." aff irritante demais.
    E tem a Nora do Hush Hush... acho que já falei demais, mais eu não tenho problemas com os certinhos, mais sim com os indecisos.

    P.S.: Com certeza os imperfeitos são mais... interessantes. Prefiro os anti-heróis (como o Aaron Warner de Estilhaça-me...)

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente? As vezes gosto mais dos vilões do que de alguns mocinhos, hahaha.
    pequenaanjinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ameiiiii o texto! Apesar de amar o Harry e Annabeth, concordo com você!

    Beijão

    http://umagarotaeseujeans.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente gosto da maioria dos protagonistas. Harry Potter é um deles. Não achei a história entediante, muito pelo contrário. Sempre estava querendo mais e mais. E, não acho que eles sejam perfeitos, não. Por muitas vezes me identifiquei com ele - e com a Annabeth - por causa dos seus defeitos e qualidades. Um dos defeitos da Annie é o orgulho. Isso fala claramente no primeiro e no segundo livro. Já o Harry, eu realmente admiro. Seria difícil passar por tudo aquilo e qualquer um enlouqueceria, mas justamente pelo fato de ele pensar demais, é que ele não ficou assim.
    Em algumas sagas, sim, as protagonistas tem defeitos até demais. São cheias de mimimis, e isso sim me irrita. Quanto a HP e PJO, considero os personagens muito bem "pensados". >3<

    Compulsiva.

    ResponderExcluir
  6. Sabe, eu concordo com você, muitas vezes o imperfeito é que da a graça, porque é nele que nós vamos achar a nossa semelhança e não no perfeito, simplismente porque ninguém é perfeito!
    Eu amei o seu blog, seus poemas então!!! É bem o seu cantinho mesmo.
    Agora estou seguindo, porque afinal, quero acompanhar esse blog tão <3
    Beijos!
    www.shouldlivelife.blogspot.com

    ResponderExcluir